ATIVIDADES

Em 1988 - a Fundação foi instituída através do Ato nº084, Livro 98NG - Fls 187/192, na data de 10 de Maio de 1988 - Processo nºE-15/861/88, pelo Curador de Fundações Dr. Hugo Gerke, e iniciou suas atividades previstas em seu Estatuto, dentre elas a manutenção de creche, inaugurada em 13 de Maio de 1991, o refeitório para o serviço de alimentação aos funcionários do Hospital instituidor e a compra do gabinete odontológico em 14 de agosto de 1991, para prestação de atendimentos aos funcionários do Hospital instituidor.

Em 2003 ampliou suas atividades para área da Educação e da Assistência Social, estendendo seus benefícios a toda Comunidade. Foram oferecidos cursos de qualificação e capacitação profissional, para os funcionários do Hospital instituidor, e também para a comunidade em geral. Neste ano, foi solicitado ao Conselho Estadual de Educação a aprovação do Curso Técnico em Enfermagem.

Em 2004 foi autorizado o Curso Técnico em Enfermagem pelo Conselho Estadual de Educação em 30/06/2004 e publicado no Diário Oficial de 08/07/2004 sob o parecer 128/2004.
Foi realizado treinamentos, GRATUITOS, para os funcionários do Hospital instituidor, na Área de Educação Continuada, em:

- HOTELARIA HOSPITALAR - higiene e limpeza hospitalar, processamento e manipulação de roupa hospitalar e recepção;

- APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE ENFERMAGEM - centro de tratamento intensivo, hemodiálise, ventilação extra corpórea, formação de socorrista e emergência;

- CAPACITAÇÃO - recursos humanos, gerência de recursos humanos, voluntário e gestão de pessoas;

- CURSO DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA - para os funcionários do Hospital instituidor, visando à inclusão digital, em conseqüência da informatização do Hospital;

- TREINAMENTO DE VOLUNTÁRIOS - para atuarem no 6º andar junto aos pacientes internados do SUS, no Hospital instituidor;

- PROJETO - Humanização do 6º Andar, para pacientes usuários do SUS, no Hospital do instituidor.

- SUB PROJETOS: Gestão de acompanhantes; Gerenciamento de óbitos; Gestão de Alta Hospitalar e Projeto Educativo para Acompanhantes, no Hospital instituidor.

Neste ano foi firmado o Contrato de Gestão entre a Fundação e seu Instituidor.

Em 2005 a Fundação buscou alcançar uma série de metas de desenvolvimento, afirmando assim a sua Missão: “Trabalhar por um mundo melhor orientando e formando pessoas, para que se tornem agentes transformadores de sua realidade” e alcançar a sua Visão: “Tornar um espaço de referência, capaz de ser agente da mudança humana”. Assim implantamos práticas gerenciais de forma a otimizar o desempenho organizacional para melhor atender as necessidades dos pacientes do Hospital instituidor, aos alunos do CENTEP e aos funcionários de ambas Instituições.

Foi uma época de incentivo e internalização dos valores da Fundação porque acreditamos que nossos objetivos só serão alcançados se nortearmos as ações a serem desenvolvidas tendo como base: O amor ao próximo; a Qualidade; a Ética; a Honestidade; a Satisfação dos clientes; a Equipe; a Competência; o Respeito e a Justiça.

Este momento é melhor traduzido pelas parcerias que conseguimos formar: Cruz Vermelha - Polo Volta Redonda - RJ; APAE - Volta Redonda - RJ; Secretaria Municipal de Ação Comunitária - Volta Redonda - RJ, Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro.

Adquirimos equipamentos de mídia para melhor servir aos alunos e professores do CENTEP, conquistamos maior espaço no Hospital, criando laboratórios próprios de enfermagem, cirúrgico e informática.

Consolidamos grupos de docentes e de pessoal de apoio preparando o CENTEP, para receber novos alunos e novos Cursos Técnicos.

Atividades Desenvolvidas:
1- Expo CENTEP;
2- Criação do Grupo de Musicoterapia;
3- Criação do Grupo da Alegria;
4- Criação do Coral de Funcionários do Hospital instituidor;
5- Criação da Associação Amigos da Hemodiálise;
6- Participação nas campanhas de vacinação Municipal;
7- Participação de campanhas em parceria com a Cruz Vermelha;
8- Participação na Comissão de Trabalho e Renda do Município;
9- Acompanhamento pelo Serviço Social da Fundação, aos pacientes renais crônicos e candidatos a transplante;
10- Acompanhamento dos pacientes pós-transplantes pelo Serviço Social;
11- Grupo operativos com acompanhantes dos usuários do SUS;
12- Formação e treinamento e acompanhamento do voluntariado, para prestarem serviços aos pacientes do Hospital instituidor.


Em 2006 Formada a 1ª Turma do Curso de Qualificação Profissional de Nível Médio com Habilitação em Técnico em Enfermagem na Secretaria Municipal de Educação com 17 Formandos.

Formada a 2ª Turma do Curso de Qualificação Profissional de Nível Médio com Habilitação em Técnico em Enfermagem na Secretaria Municipal de Educação com 24 Formandos.


Muitos dos formandos trabalham como Técnico no Hospital instituidor, e em outros do município e região.

Consideramos que o grande diferencial dos Cursos oferecidos é que o aluno desde o primeiro momento, entre em contato com o mundo hospitalar, e logo após o término do segundo módulo, inicia-se o estágio curricular, quando o professor, da área, o acompanha em todos os procedimentos, além disso, contamos com o laboratório de enfermagem, com boneco de estudo onde o aluno faz seu treinamento, antes de exercer a prática.

Participamos da concorrência pública junto a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda – SETRAB, para a ministração de Cursos de Qualificação Profissional do PLANTEQ.

Ministramos os Cursos de Qualificação Profissional de: Higiene Hospitalar; Cuidadores de Idosos e Nutrição, junto a SETRAB, cujo retorno foi alvo de elogios do próprio órgão.

Elaboramos um Projeto de Humanização ao Atendimento dos Usuários do SUS, internados no Hospital instituidor. Esse mesmo Projeto foi apresentado ao Banco Itaú - Agência: Aterrado, o qual financiou algumas ações do mesmo. Esse projeto gerou resultados excelentes como: A reforma do 6° andar, onde ficam os pacientes do SUS internados nas Clínicas Médicas e Cirúrgicas. Adquirimos novas cadeiras, mais modernas e confortáveis, para os pacientes em hemodiálise.

Elaboramos, para o Hospital instituidor:

a) - a Cartilha do Paciente;

b) - o Manual de Orientação a Família do Paciente internado na UTI;

c) -o Manual do Paciente com gestão de acompanhamento de visitas e acompanhantes

d) - a Cartilha dos Direitos do Paciente.

Neste ano, iniciamos o trabalho Assistencial da FERAS, junto aos pacientes renais crõnicos do Programa de Hemodiálise do Hospital instituidor, sem nenhum custo para o Programa. O Serviço Social da FERAS, responsabilizou-se pelo atendimento Psicossocial dos pacientes, elaborando anamnese social de todos, laudos para benefícios da Previdência Social, da Loas, aquisição de carteiras para o transporte gratuito, fazendo visitas domiciliares, orientação para transplante renal e acompanhamento pós transplante.

Acompanhamento e orientação familiar para adesão ao tratamento e captação de órgãos para transplante inter vivos e encaminhamento para transplante de órgãos de cadaveres.

Acompanhmento de casos. Chegamos ao atendimento de 700 pacientes e familiares por ano.

 
Em 2007 A Fundação buscou implantar uma série de transformações, de forma a otimizar o desempenho organizacional, para melhor atender aos colaboradores, alunos e pacientes do Hospital instituidor.

A inclusão de estagiários de Serviço Social na Nefrologia e no 6 andar do Hospital instituidor, deram novas dinamicidades aos setores e aos encaminhamentos de casos.





Participação dos alunos do Curso de Técnico em Enfermagem, na Semana da Enfermagem, aferindo pressão e realizando o controle de diabetes, gratuitamente, oferecendo todo suporte e informação à comunidade.



Credenciamento, junto ao SETRAB - Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, para promoção dos Cursos de Qualificação Profissional para Cozinheiro e Jardinagem e Paisagismo;








Evento de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, gratuitamente, com alunos do Curso de Técnico em Enfermagem, realizado na Feira Livre de Volta Redonda, no mês de Junho, informando a população dos possíveis riscos pela falta de informação.

Formada a 3ª Turma do Curso de Qualificação Profissional de Nível Médio com Habilitação em Técnico em Enfermagem na Secretaria Municipal de Educação com 27 Formandos.

Em 2008 Formamos a 4ª Turma do Curso de Qualificação Profissional de Nível Médio com Habilitação em Técnico em Enfermagem na Câmara Municipal de Volta Redonda com 20 Formandos, inserindo-os no mercado de trabalho devidamente qualificados.










Expo CENTEP - Expo CENTEP, realizado na Semana da Enfermagem, em Maio de 2008, abordando os seguintes temas: Drogas – AIDS – DST – Primeiros Socorros.

As apresentações e informações, á Comunidade, desses temas foram através de: Data-Show e palestras, com montagem de Stands apresentando, cada um, o Tema proposto, contendo: fotos, histórico, humanização e medidas de prevenção, GRATUITAMENTE.









Em 2009 


PARTICIPAÇÃO NA 1 ª FEIRA INTEGRADA DO TERCEIRO SETOR DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA.

• Participação da FERAS, juntamente com os alunos do Curso de Técnico em Enfermagem, na 1ª Feira Integrada do 3º Setor, no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, em baixo da Biblioteca Municipal, em Dezembro de 2009.

• Nesta Feira abordamos sobre o Tema: Prevenção das Doenças Renais. A Sociedade Brasileira de Nefrologia, a pedido da FERAS, enviou todo o material de divulgação contendo: folhetos, Manuais explicativos e ilustrativos, camisas, bolas decorativas e bótons.

• Foi realizado teste de glicose e aferição da pressão arterial à comunidade,  gratuitamente.






  


POSSE DOS CONSELHEIROS
• Posse dos nossos Conselheiros para o Mandato de 02 de Julho de 2009 á 01 Julho de 2012.






PARTICIPAÇÃO NA 1ª MEGA CIDADANIA
• Participação na 1ª Mega Cidadania é Aqui! Realizada pela Prefeitura Municipal, na Ilha São João, onde pudemos colaborar com o Gestor Municipal, levando informações à comunidade, referente prevenção das doenças cardiovasculares.


HOMENAGENS RECEBIDAS
• Lions Clube de Volta Redonda, Cruz Vermelha de Volta Redonda e da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, à FERAS, ref. aos Serviços Prestados à comunidade.


EXPO CENTEP
• Expo CENTEP, realizado na Semana da Enfermagem, em Maio de 2009, abordando os seguintes temas: Tuberculose – Epilepsia – Autismo – Queimaduras e Pacientes com Revascularização do Miocardio.

• As apresentações e informações, á Comunidade, desses temas foram através de: Data-Show e palestras, com montagem de Stands apresentando, cada um, o Tema proposto, contendo: fotos, histórico, humanização e medidas de prevenção, GRATUITAMENTE.

BOLSAS INTEGRAIS
A FERAS, através de sua Unidade Operacional de Educação – CENTEP – Centro Tecnológico de Formação Profissional, durante os períodos abaixo descriminados, proporcionou o desconto de 100% (bolsas integrais) aos alunos mencionados a seguir, para o Curso de Técnico em Enfermagem.

• Turma 2004 - aluna: Luciana de Lima Santos e Douglas Jorge da Silva;

• Turma 2006 I - Aluno: Aridelson da Costa Míssel;

• Turma 2008 - Aluna: Cristina dos Santos Silva Guedes;

• Turma 2009 Aluna: Cristiane Michele da Silva Nolasco


TRABALHO ASSISTENCIAL GRATUITO
Relatório 2009 - Serviço Social

Finalidade: Este relatório tem por finalidade, apresentar os motivos, pelos quais deixamos de continuar a prática profissional do assistente social o Hospital Evangélico Regional.

Desenvolvimento: Na trajetória de Serviço Social na FERAS, podemos identificar o real significado na prática profissional do Assistente Social, sobretudo a importância da sua instrumentalidade numa Instituição Médico-Hospitalar.

No momento da afirmação de sua competência ética-política , quando se realizava um marco nas relações de poder institucional, fomos obrigados a nos afastar desta prática, pela chegada de um dos sócio-cotista da Mantenedora. Proibindo o trabalho do Assistente Social e Acadêmicos.

Assim, nós profissionais frente as questões enfrentadas, nos afastamos respeitando os valores éticos-morais que sustentam a prática do Serviço social.

Jociléa Gomes Chagas

Assistente Social


SITE
Elaboramos o nosso WEB Site na Internet: http://www.feras-vr-org.blogspot.com/;


PROJETOS SOCIAIS AGUARDANDO CAPTAÇÃO DE RECURSOS:
Em 2010  PARTICIPAÇÃO NO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA EM 04/12/2010;

• Participação da FERAS, juntamente com os alunos do Curso de Técnico em Enfermagem, em trabalho voluntário, para Atendimento de Primeiros Socorros, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, em baixo da Biblioteca Municipal, em 04 de Dezembro de 2010.

2. PARTICIPAÇÃO NA APAE-VR

• Participação nos dias 13/05 e 13/12 na APAE-VR, em trabalho voluntário, sendo realizado atividades de recreação;

EXPO CENTEP



Expo CENTEP, realizado na Semana da Enfermagem, em Maio de 2010, abordando os seguintes temas:

 11/05 – Tuberculose / HAS

 12/05 – Epilepsia / Revascularização do Miocárdio

 13/05 – Autismo / Queimadura

As apresentações, á Comunidade, foram realizadas, GRATUITAMENTE, com o objetivo de proporcionar conhecimento e mudança de paradigmas sobre os temas que foram apresentados.

As apresentações foram através de Data-Show e palestras, com montagem de Stands apresentando, cada um, o Tema proposto, contendo: fotos, histórico, humanização e medidas de prevenção.

FOTOS:








FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

• Em 25 de Maio formamos 20 alunos no Curso de Técnico de Enfermagem, onde vários já estão trabalhando, inclusive no Hospital instituidor, gerando renda e melhorando as condições de vida das pessoas;







Em 02 de Outubro de 2010 formamos 12 alunos capacitados no Projeto de Administração do Lar, qualificando e capacitando pessoas para administradores do lar, viabilizando a inserção no mercado de trabalho, visto esta Capacitação, e melhorando as condições de vidas destas pessoas. 






Em 14 de Dezembro de 2010 formamos 96 alunos, em parceria com a SMAC, capacitados no Projeto Social de Administração do Lar, qualificando e capacitando os empregados domésticos, viabilizando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda;







EXPO CENTEP


• Expo CENTEP, realizado na Semana da Enfermagem, em Maio de 2010, abordando os seguintes temas:

 11/05 – Tuberculose / HAS

 12/05 – Epilepsia / Revascularização do Miocárdio

 13/05 – Autismo / Queimadura

• As apresentações, á Comunidade, foram realizadas, gratuitamente, com o objetivo de proporcionar conhecimento e mudança de paradigmas sobre os temas que foram apresentados.

• As apresentações foram através de Data-Show e palestras, com montagem de Stands apresentando, cada um, o Tema proposto, contendo: fotos, histórico, humanização e medidas de prevenção.






BOLSAS INTEGRAIS

• A FERAS, através de sua Unidade Operacional de Educação – CENTEP – Centro Tecnológico de Formação Profissional, durante os períodos abaixo descriminados, proporcionou o desconto mencionados a seguir, para o Curso de Técnico em Enfermagem, viabilizando a conclusão do Curso a estes alunos por não ter condições financeiras:

• Cristiane Michele da Silva Nolasco 100%

• Ana Maria Ribeiro 10 %

• Ingridi Anastacia 35,5 %

• Leonel G. Neto 35,5%

• Samuel Duarte de Freitas 35,5 %

• Rosemary France 50 %

• Victor Hugo ( desistente em julho) 20%



REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

Acreditando, continuamente, no crescimento da FERAS, vimos à necessidade de Reestruturação do Espaço Físico.

O Projeto de Reestruturação foi discutido, através de reuniões, com toda a equipe da Fundação, visando atender o perfeito funcionamento dos Serviços Operacionais.


A Fundação ficará com sua entrada independente do Hospital, evitando, a circulação de pessoas dentro das dependências do Hospital. Somente entrarão pelo Hospital os deficientes físicos e/ou pessoas que por qualquer outro motivo necessitem de elevador.


Abaixo, segue a Planta do Projeto de Reestruturação, o qual consta: 4 salas comportando 30 alunos em cada; 1 Secretaria; Banheiros Masculino e Feminino; Expurgo; Laboratório de Enfermagem; 1 Sala para Arquivo; 3 Salas Administrativas; Banheiro, exclusivo, para funcionário e Copa.




BLOG

 
Elaboramos nosso BLOG, gratuitamente, pela Internet, reduzindo as nossas despesas mensais a um custo zero;

Com isso, facilitou a inserção de informações, pois é, frequentemente, atualizado pela própria equipe da FERAS.


www.feras-vr-org.blogspot.com


PROJETOS AGUARDANDO CAPTAÇÃO DE RECURSOS:


PROJETO SOCIAL EVA – A SAÚDE DA MULHER ADOLESCENTE – Objetivo: Desenvolver um conjunto de ações com o propósito de atender o adolescente numa visão biopsicossocial, enfatizando a promoção à saúde, prevenção dos agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando a qualidade de vida do adolescente e de sua família.


PROJETO SOCIAL JONGOS E CALANGOS – Objetivo: Resgatar a história cultural dos descendentes da última geração africanos no Vale do Paraíba através dos Jongos, calangos, fados folia e música negra em Comunidades Quilombolas do Vale do Paraíba, com grupos de comunidades carentes, com a finalidade de gear renda e erradicar a pobreza no pais.

PROJETO SOCIAL ADMINISTRAÇÃO DO LAR – Objetivo: Capacitação e qualificação do trabalhador doméstico, visando a inserção no mercado de trabalho de forma capacitada e qualificada, objetivando a geração de renda.

PROJETO SOCIAL FELIZIDADE – Objetivo: Capacitação e qualificação profissional especializada para Cuidados aos Idosos, visando à inserção no mercado de trabalho e social, e gerando renda.

PROJETO SOCIAL PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE NEFROLOGIA – Objetivo: Construir um Centro Regional de Nefrologia para Pacientes Renais Crônicos Terminais, Candidatos a Transplante Renal, Transplantados e Pacientes em Diálise Peritonial, com toda infra-estrutura para procedimentos de alta complexidade, transplante renal e qualquer intercorrência, suprindo a carência regional deste serviço.

PROJETO SOCIAL BABÁ – Objetivos: Capacitar profissionalmente indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, através de treinamento para um bom atendimento a criança junto à família, visando à inserção no mercado de trabalho e geração renda.

PROJETO SOCIAL ANJOS DA VIDA – Objetivos: Formar profissionais para o Técnico em Enfermagem capazes de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho eficiente e eficaz de atividades de enfermagem em estabelecimentos específicos de assistência à saúde, tais como: postos, centros, hospitais, laboratórios, consultórios profissionais, domicílios, escolas, creches, centro comunitário, empresas e outros, visando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.



Em 2011 - 

FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM 2011

Em 01 de Abril formamos 15 alunos da Turma 2009 do Curso de Técnico de Enfermagem, onde vários já estão trabalhando, inclusive no Hospital instituidor desta Fundação, gerando renda e melhorando as condições de vida das pessoas;

AGNA MARLA S GOMES

ALESSANDRA ROCHA DOS SANTOS
ANA MARIA R. HONORATO
CÍNTIA DE SOUZA SILVA
CRISTIANE MICHELE DA S NOLASCO
DANIELA B. MARTINS
FERNANDA C DE PAULA
HELENA AMÉRICA DA SILVA G. RICARDO
INGRID ANASTÁCIO SOARES

JULIA GRACIELE S. DE SOUZA
LEONEL GONÇALVES NETO
MICHELE DA S. RIBEIRO
SAMUEL DUARTE DE FREITAS
TAIRES FARIA DA SILVA
THAYNA O C DA SILVA















EXPO CENTEP 2011

Expo CENTEP, realizado na Semana da Enfermagem, em Maio de 2011, abordando os seguintes temas:

 10/05 – Autismo/avc/leptospirose

 11/05 – Esquizofrenia/Alzheimer/CA de Pele


 12/05 – Obecidade/Dengue

As apresentações, á Comunidade, foram realizadas, gratuitamente, com o objetivo de proporcionar conhecimento e mudança de paradigmas sobre os temas que foram apresentados.

As apresentações foram através de Data-Show e palestras, com montagem de Stands apresentando, cada um, o Tema proposto, contendo: fotos, histórico, humanização e medidas de prevenção.










ARRAIÁ DA CIDADANIA

A Fundação foi uma das entidades do 3º Setor convidada a participar da Festa Julina – “Arraia da Cidadania” do município de Volta Redonda, entre os dias 28 à 31 Julho.

Somente foram escolhidas 29 dentre 100 entidades existentes.

Ficamos muito satisfeitos em estarmos entre as 29!.

Todo material foi cedido pela Prefeitura, e tudo foi vendido a R$1,00.

A nossa barraca ficou com a canjiquinha c/ costelinha de porco, paio, bacon, salsinha, cebolinha, molho de pimenta...enfim, pensamos em tudo p/ ficar bem gostosa!!!

Todos que trabalharam na barraca foram voluntários, em média 10 pessoas por dia.

As barracas não recebiam dinheiro. Houve uma central de compras da Prefeitura. As pessoas compravam através dessas fichas, as quais foram depositadas numa urna dentro da barraca.

A nossa barraca vendeu 4.200 cumbucas, o qual gerou este recurso financeiro.

Com esta renda colocamos em prática o nosso Projeto Social FeliZiddade – com objetivo de capacitar e qualificar, GRATUITAMENTE, cidadãos para se tornarem Cuidadores de Idosos, visando a inclusão no mercado de trabalho e consequentemente a geração de renda.










FORMATURA DO PROJETO SOCIAL” FELIZIDADE”


• Em 30 de Setembro de 2011 formamos, GRATUITAMENTE, 28 alunos capacitados no Projeto Social FeliZidade, qualificando e capacitando cidadãos, viabilizando a inserção no mercado de trabalho e consequentemente o aumento da renda familiar, melhorando as condições de vida destas famílias.

ALESSANDRA CABRAL DA SILVA

ANA LÚCIA DA SILVA
ANA MARIA RODRIGUES
ANDRÉIA RODRIGUES DA SILVA
CLEUSA MARIA FELICIANO SANTOS
CRISTINA LÚCIA ARANTES GONÇALVES FERREIRA
DULCINÉIA DOS SANTOS SILVA CABRAL
LUCIENE OLIVEIRA LIMA REIS
MÁRCIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
MARIA APARECIDA DE ALMEIDA PEREIRA
MARIA HELENA HUNGARO PEREIRA
MARIA INÊS DA SILVA
MARIA MADALENA DA SILVA
ELIETE CARVALHO MARTINS DA COSTA

ELOÍSA FERREIRA FIALHO
ENINDA APARECIDA FONSECA ALVES
FRANCISCA RAMOS DE FARIA
JOSELANI DA FÁTIMA PROCÓPIO DE ANDRADE
LÚCIA MARIA DE SOUZA
NICÉA SERVILHA GARCIA
PRISCILA GOUVÊA REIS
SOLANGE DA SILVA CAMANHÃ
SUZANICE GUIMARÃES MELO OLIVEIRA
VALÉRIA PINTOTAINÁ RODRIGUES DANOLA
VANIA DE CARVALHO SALEH
VICENTE VIEIRA
WILMA DA CONCEIÇÃO NETO TEIXEIRA






PLANO DE AÇÃO NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER


25/11/2011 – Espaço Público – Memorial Getúlio Vargas

Entendendo o nosso foco em formarmos profissionais atuantes, capacitados a prestar informações e trabalhar na prevenção de graves moléstias que assolam não só nosso município mas também o mundo, apresentamos um “Plano de Ação” com a participação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem, do CENTEP no dia Nacional de Combate ao Câncer. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer.

Queremos assim sermos atuantes nessa mobilização nacional através de:

Exposição de trabalhos para prevenção de combate, ao câncer abordando regras importantes como:

1-Não fumar, esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2- As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico das mamas anualmente.

3. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia, com intervalo máximo de dois anos.

4. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).

5. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.

6. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da próstata avaliado e receber as devidas orientações.

7. Evite a exposição prolongada ao sol. O protetor solar deve ser usado durante todo o ano, mas o verão exige cuidados redobrados, principalmente com as crianças. As crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60, devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Além do risco de câncer no futuro, nas crianças a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida.

Foram distribuídas fitas vermelhas as pessoas que visitaram nossa exposição lembrando assim o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Foi realizada a Verificação da Pressão Arterial das pessoas que vieram as tendas, após verificarmos que 5% dos pacientes com hipertensão têm tumores endócrinos nas glândulas suprarenais.

Disponibilizamos aos participantes de nosso evento, que estiverem com seu nível pressórico elevado a verificação de glicemia.

Esteve presente a nutricionista, Dra. Kamila Nascimento, orientando quanto a alimentos que podem prevenir o câncer.

Totalizamos 91 atendimentos








SOLICITAÇÃO DE REGISTROS NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DO IDOSO E DA CRIANÇA E ADOLESCENTE


Em Setembro/2011 demos entrada nos Conselhos Municipais do Idoso e da Criança e Adolescente do Município de Volta Redonda – RJ, visando adquirir os Registros da FERAS nestes Conselhos devido a FERAS possuir Projetos Sociais para estes seguimentos.



PARECER TÉCNICO DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA – RJ


Em 12/12/2011 recebemos a visita técnica da equipe de avaliação e monitoramento da Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda – RJ.

Este documento está registrado em Ata na reunião do Conselho Municipal de Ação Comunitária na data de 02/02/2012.


FOMATURA DO PROJETO SOCIAL “ADMNISTRAÇÃO DO LAR”


Em 12/12/2012 formamos 17 alunos, GRATUITAMENTE, no Projeto Social “Administração do Lar, voltado para capacitação dos trabalhadores domésticos, visando a qualificação e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

ADELVINA JUNVÊNCIO BARBOSA;

BEATRIZ TORRES LOPES;
CARLA GLÓRIA DOS SANTOS;
CATARINA BERNARDINO;
ELIANE V. F. PEREIRA;
IRACY DA SILVA CAMPOS PINTO;
JOANA DARC ASSIS SANTOS;
JUCILENE DE PAULA SANTOS;
KARINA GLÓRIA DOS SANTOS;
LESILIETE SOUZA DA SILVA;
MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA;

MARIA JOSÉ S. PEREIRA;
MARILENE T. DA R. CONCEIÇÃO;
MARINALDA C. FERNANDES;
SILVANEIDE DOS P. SANTOS;
SOLANGE DA SILVA CAMPANHA;
SÔNIA S. LIMA;

FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM 2011


• Em 17 de Dezembro formamos 12 alunos da Turma 2009 I do Curso de Técnico de Enfermagem, onde vários já estão trabalhando, inclusive no Hospital Evangélico Regional, instituidor desta Fundação, gerando renda e melhorando as condições de vida das pessoas;

CÁSSIA DA S SOUZA

CATIANE DOS SANTOS NEVES
DAYANE APARECIDA LOURENÇO SOUTO
JÉSSICA CRISTINA DA SILVA
LARIANA F ALVES
LUCIENE APARECIDA RODRIGUES
MARLI DOS SANTOS

MICHELE PIRES M SILVA
NATÁLIA A M ASSIS
RAYANE CRISTINE DOS REIS NASCIMENTO
THAMIRES FERREIRA DE ALMEIDA
THAYNAH KAREN VICENTE DA SILVA











Em 2012

PROJETO SOCIAI DE INCLUSÃO DIGITAL

Iniciamos o ano de 2012 elaborando o PROJETO SOCIAL “CRIANÇADA ANTENADA” – Objetivos: Prestar Serviço gratuito às crianças carentes através de cursos básicos de informática promovendo a inclusão social, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.

Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando à transformação social.



PRESTAÇÃO DE CONTAS AOS CONSELHEIROS


Na data de 13 de Março de 2012 foi apresentado aos Conselheiros da Fundação às atividades realizadas durante o ano de 2011.

Foram informados que este ano encerram as atividades como Conselheiros e que haverá nova eleição para os próximos 3 anos.

Cada conselheiro recebeu um CD contendo todas as atividades.



PLANO DE AÇÃO DO DIA DE COMBATE A TUBERCULOSE:

Verificando a necessidade, de sermos atuantes no combate a tuberculose o CENTEP através do Curso de Educação Profissional de Nível Médio, na área de Saúde, com habilitação em Técnico de Enfermagem, com a participação de seus alunos e profissionais de Saúde no dia Mundial de Combate à Tuberculose, na data de 30/03/12 no Memorial Getúlio Vargas esteve atuante neste Plano de Ação.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. È sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta contra esta enfermidade. No Brasil, a Portaria GM/MS nº2181, de 21 de novembro de 2001 transformou esta data no início da Semana Nacional de Mobilização e Combate à Tuberculose que vai até o dia 28 de Março.

No Brasil a situação persiste também grave, com 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A Tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. A pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e altas densidade populacional são fatores que contribuem para que o agravo se dissemine e se transforme em doença. Apenas alcançando as metas de detecção de no mínimo 70% dos casos de tuberculose e cura de 85% destes casos é que o controle da doença realmente se dará e suas taxas começaram a diminuir gradativamente em 5% ao ano.

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando os esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um importante e grave problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associado ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes, exigindo dos governos ação firme e articulada para o seu controle, com a adoção da estratégia de tratamento como forma de aumentar a detecção de casos, de assegurar a cura de todos os doentes, de reduzir o abandono do tratamento e evitar o aumento da chamada resistência medicamentosa, risco que tem aumentado em todo o mundo.

Objetivos:

• Educar o público em geral a reconhecer os sintomas e o tratamento para TB;
• Encorajar os sintomáticos a realizarem o exame diagnóstico para confirmação da tuberculose (baciloscopia) principalmente em unidades com tratamento supervisionado;
• Persuadir pessoas a completar totalmente o tratamento, de preferência o supervisionado.

Ações Implementadas:

• Distribuição de folder ilustrativo, com informações sobre a tuberculose;
• Aferiação de Pressão Arterial da população;
• Verificação de glicemia capilar;
• Orientação Nutricional, com nutricionista quanto alimentação saudável.

O nosso trabalho, contou com a visita de 111 pessoas a tenda, onde oferecemos as mesmas aferição de pressão arterial e glicemia capilar, por nossos alunos com a supervisão de um profissional enfermeiro.









DECLARAÇÃO EMITIDA PELO GESTOR MUNICIPAL DE AÇÃO COMUNITÁRIA








REQUERIMENTO DE CERTIFICAÇÃO


Na data de 30 de Abril, junto à Secretaria Nacional de Assistência Social, em Brasília, solicitamos a Concessão Originária de Certificação de Entidade Beneficiente de Assistência Social para a FERAS sob Prot: SZ56533092 3 BR , cujo Processo já encontra-se em análise sob nº71000.045164/2012-56.

Este processo pode ser acompanhado pelo site: www.mds.gov.br

Esta certificação é de grande importância para a Instituição, pois através dela podemos receber verbas públicas para Projetos Sociais e verbas de Empresas Privadas, pois com esta Certificação a Empresa doadora abate 100% do valor doado no Imposto de Renda.






FORMANDOS DO PROJETO SOCIAL “CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO 16/05/2012.


Na data de 16/05/2012 na Associação Atlética Comercial Volta Redonda – RJ formamos 30 alunos no Projeto Social “Curso de Cuidador de Idoso” com objetivo de capacitar e Qualificar indivíduos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social, visando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.


Ana Cristina da Silva Luciene Aparecida Rodrigues


Ana Roberta Lima do Nascimento Márcia Aparecida da Matta Santos


Ângela Lenice dos Santos Romualdo Márcia Regina da Silva


Anorlinda Verônica Villela de Souza Maria da Conceição Silva


Bárbara dos Santos Prudente Maria de Lourdes Medeiros


Cilene Silvia de Oliveira Maria Regina Dias de Oliveira Machado


Dalva de Oliveira Souza Maria Regina Franco Rosa


Elizethe do Carmo Vicente Nadia Regina Emidio Cerqueira


Eloísa Helena Soares de Souza Azevedo Odete Penha dos Reis Castro


Geralda Custodia Neves Vaz Rosa Divina Damasceno de Paula


Gilcélia Mendes Binhot F da Silva Rosemary Aparecida


Hulda Zélia Barbosa Sandra Maria Gonçalves Araújo


Ivone Imaculada Conceição Furtado Monteiro Sandra Paraizo Rodrigues Lourenço


Jaqueline Larrubia Portella Suzana Silva de Souza


Lene Ester Paula Vera Maria Marques Fernandes


Luciene Aparecida Rodrigues

Márcia Aparecida da Matta Santos


Márcia Regina da Silva


Maria da Conceição Silva


Maria de Lourdes Medeiros


Maria Regina Dias de Oliveira Machado


Maria Regina Franco Rosa


Nadia Regina Emidio Cerqueira


Odete Penha dos Reis Castro


Rosa Divina Damasceno de Paula


Rosemary Aparecida


Sandra Maria Gonçalves Araújo


Sandra Paraizo Rodrigues Lourenço


Suzana Silva de Souza


Vera Maria Marques Fernandes






EXPO CENTEP 2012No mês da Enfermagem, Maio, os alunos do Curso de Técnico de Enfermagem fizeram exposição de trabalhos, sobre os temas abordados abaixo.


Á Comunidade em geral foi convidada e as apresentações foram realizadas, GRATUITAMENTE, com o objetivo de proporcionar conhecimento e mudança de paradigmas sobre os temas que foram apresentados.


As apresentações foram através de Data-Show, teatro e palestras, com montagem de Stands apresentando, cada um, o Tema proposto, contendo: fotos, histórico, humanização e medidas de prevenção.

DATA 21/05/11

ASSUNTOS ABORDADOS:
19:00 h – ALZHAIMER
20:30 h – HEMODIÁLISE
DATA 22/05/11

ASSUNTOS ABORDADOS:
19:00 h – CRACK
20:30 h – DENGUE

DATA 23/05/11

ASSUNTOS ABORDADOS:
19:00 h – DST 
20:30 h – TUBERCULOSE

DATA 24/05/11

ASSUNTOS ABORDADOS:
19:00 h – CÂNCER DO COLO DE ÚTERO
20:30 h – DIABETES
21:20h - ALCOOLISMO













BOLSA INTEGRAL

A FERAS, através de sua Unidade Operacional de Educação – CENTEP – Centro Tecnológico de Formação Profissional, durante o ano de 2011, proporcionou o desconto de 100% (cem porcento), para o Curso de Técnico em Enfermagem, viabilizando a conclusão do Curso a este aluno objetivando a inclusão social e geração de renda aos menos favorecidos. Esta seleção foi feita através de formulário próprio pelo Serviço Social sob a responsabilidade da Assistente Social: Jocilea Gomes Chagas.


• Cláudio Emanuel Ferreira Firmiano – 100%
PARCERIA I

A FERAS através de sua Unidade Operacional Educacional – CENTEP, fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda; Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral; Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa e com a Santa Casa de Barra Mansa, visando expandir a área de estágio para os alunos do Curso Técnico em Enfermagem.


CERTIDÃO


Em 04 de Junho de 2012 recebemos do Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro através da Promotoria de Justiça de Fundações a Certidão mencionada abaixo.


Esta Certidão é de grande importância para FERAS, visto que demonstra a seriedade do nosso trabalho.


PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO ANO DE 2011.


Na data de 27/06/2012 sob Protocolo de nºMPRJ GCOM 201200815642 entregamos a Prestação de Contas referente ao ano de 2011 ao Ministério Público – Curadoria de Fundação, dentro do prazo, o qual é 30 de Junho de cada ano.

PARTICIPAÇÃO NO ARRAIÁ DA CIDADANIA 2012.


Mais uma vez a FERAS foi uma das entidades convidada a participar da Festa Julina – “Arraia da Cidadania” do município de Volta Redonda, entre os dias 26 à 29 Julho.


Todos que trabalharam na barraca foram voluntários, em média 10 pessoas por dia.

As barracas não recebiam dinheiro. Houve uma central de compras da Prefeitura. As pessoas compravam através dessas fichas, as quais foram depositadas numa urna dentro da barraca.


Com o dinheiro arrecadado podemos dar continuidade aos trabalhos realizados pela FERAS.


Vendemos canjiquinha e brigadeiro! ! !


Parabéns a toda Equipa da FERAS , todas Instituições que participaram e o Governo Municipal pela iniciativa!!! OBRIGADO!!!!!






FORMATURA DO PROJETO SOCIAL FELIZIDADE:


Na data de 05 de Setembro de 2012 formamos 20 alunos no Projeto Social FeliZidade, com objetivo de Capacitar, GRATUITAMENTE, indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social para se tornarem Cuidador de Idoso, visando a inserção no mercado de trabalho e social, possibilitando realizar suas funções com profissionalismo e conhecimento, dignificando a profissão e consequentemente a geração de renda.


FESTA DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM:


Na data de 14 de Setembro, às 19hs, na Câmara Municipal de Volta Redonda, através do CENTEP, foi realizada a Festa de Encerramento dos alunos da Turma 2010, do Curso de Técnico em Enfermagem.


Contamos com autoridades presentes, prestigiando o evento, como o Vereador Dr. Jair Nogueira, Presidente da Câmara.


É uma satisfação enorme para toda equipe poder estar diante de nossos alunos que buscaram e conquistaram o melhor pra si. Acreditamos que quando conquistamos o melhor pra nós mesmos, contagiamos todos que estão a nossa volta, e o resultado disto é um futuro melhor pra todos!


PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS. CORPO DOCENTE E DIREÇÃO!!!